Participação da família na aprendizagem: apoio que não pode faltar!
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Os estímulos e desafios são importantes para o desenvolvimento de todo ser humano, pois fazem parte da vida normal, nos proporcionando excitação, incentivo e motivação, que são pontos positivos, mas também nos trazem sofrimento e ansiedade, como pontos negativos.
Quando esses desafios e estímulos se apresentam de forma negativa como sofrimento e ansiedade e o sujeito não sabe ou não consegue lidar satisfatoriamente com eles, podem se tornar em um transtorno emocional havendo uma incompatibilidade entre os desafios que enfrentamos e nossa habilidade para lidarmos com eles.
Assim, podemos compreender de forma mais clara os transtornos ou distúrbios de aprendizagem.
Os transtornos de aprendizagem são aqueles desafios constantes que o sujeito tem que lidar em relação à alguma área de aprendizagem ou habilidades acadêmicas, de origem orgânica por toda a vida, já que os transtornos são de ordem permanentes, pois o sujeito já nasceu com eles e precisa aprender a lidar com suas dificuldades para ter uma qualidade de vida satisfatória dentro da sociedade e não apenas na vida acadêmica.
O sujeito com transtorno de aprendizagem precisa mudar a sua rota de aprendizagem, buscar novos caminhos, novas direções que o leve à construir um conhecimento significativo.
Precisa se reinventar todos os dias. E aprender um pouco todos os dias. Seguir sempre em frente, porque, por mais difícil que seu caminho lhe pareça, a superação será sua aliada, lhe tornando forte e resiliente aos problemas que por ventura encontrar.
Crianças com dificuldades de aprendizagem que possuem famílias que funcionam como um verdadeiro apoio, diminuindo assim o nível de problemas emocionais, são crianças que fazem parte de famílias que apresentam as seguintes características:
- Grupo familiar estável (independente se os pais são casados ou não) e consistente, com limites claros, possibilitando um acordo sobre as regras, limites, deveres de casa, etc.;
- Famílias que aceitam as dificuldades que a criança apresenta, sabendo, conhecendo e aceitando suas dificuldades, tentando não fazer exigências acima das suas possibilidades nas áreas que demonstram dificuldades;
- Crianças com dificuldades de aprendizagem enfrentam frustrações frequentes, principalmente na escola; a família deve ser um apoio emocional constante que ajude essa criança a trabalhar e superar suas crises;
- É comum que a criança com dificuldades de aprendizagem apresente auto-estima baixa, que se ache inferior em relação às outras crianças, por isso, é fundamental que a família a elogie sempre, incentivando-a a acreditar em si mesma e assim, avançar nos estudos;
- Por fim, a família deve procurar meios de ajudar as crianças a potencializar suas habilidades a fim de compensar suas dificuldades.
Lembre-se: a participação da família na aprendizagem é o apoio que não pode faltar!
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