domingo, 7 de agosto de 2022

E-Book Guia Prático Das Dificuldades De Aprendizagem


E-Book Guia Prático Das Dificuldades De Aprendizagem


Querido (a) leitor (a):

     Este e-book foi desenvolvido e elaborado para ajudar você professor (a), quando se vê frente à dificuldade de um aluno que não consegue aprender do modo como a escola e a família esperam que ele aprenda.

       O que fazer nesses casos?

     Sabemos que cada pessoa é única e por isso, possui seu próprio ritmo de aprendizagem, mas há certas expectativas que podemos esperar em relação ao desenvolvimento infantil que não podem ser ignoradas. 

      Observações importantes que nós, enquanto professores, precisamos estar atentos.

     Na maioria das vezes, o professor e até a equipe escolar conseguem perceber que algo não vai bem com determinado aluno, percebem que este aluno apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, mas não conseguem "nomear" essa dificuldade, muito menos solucioná-la.

    Isso já aconteceu muitas vezes comigo. 

   Eu ensinava, ensinava, mas percebia que havia algo de errado com determinados alunos, só que eu não sabia o que era e nem o que fazer a respeito. 

  Não é assim? Isso provavelmente já deve ter acontecido com você em algum momento da sua trajetória escolar.

   A intenção deste material é fazer com que você educador, conheça as ferramentas necessárias  que favoreçam a aprendizagem dos seus alunos com dificuldades de prendizagem. 

   Através dele, você vai conhecer como ocorre a aprendizagem, porque seu aluno não aprende, o que são as dificuldades de aprendizagem, o que são os transtornos de aprendizagem, vai conseguir identificar se um aluno tem ou não alguma dificuldade de aprendizagem e como a escola pode ajudar esses alunos de forma realmente eficiente.

  Espero que através da leitura deste e-book, você educador (a), possa desenvolver um olhar capaz de identificar uma dificuldade de aprendizagem, vai aprender também, o que fazer a respeito e finalmente, como intervir de forma assertiva no processo de aprendizagem desse aluno que mais precisa de ajuda na hora de aprender.

   Lembre-se: todos podem aprender, seu aluno também.

  Desejo de coração, que a leitura deste material possa trazer muitos benefícios importantes para a sua formação e capacitação profissional. Boa leitura e bons estudos!

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quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Conceito e Características da desatenção na criança.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Conceito e Características da desatenção na criança.


Conceito

     De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. 

     Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). 

     O TDAH é um distúrbio de longa duração e se manifesta por três grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

     O que caracteriza uma criança com TDAH é que ela apresenta com frequência momentos de inquietação, desconcentração e dificuldades de segurar seus impulsos. 

    É importante não rotular de hiperativa qualquer criança que se mostra inquieta, sem antes realizar uma avaliação detalhada com uma equipe multidisciplinar.

     Vamos observar as principais características da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade, que formam a tríade característica do TDAH, destacando dois pontos importantes:

A-            Nem todas as pessoas com o transtorno mostram todas as características que serão descritas.

B-            A intensidade desses sintomas pode variar bastante de uma pessoa para outra.

     Deste modo, podemos ver que em algumas pessoas, o quadro é mais brando enquanto em outras os sintomas são muito acentuados. 

     O quadro clínico do TDAH é bastante heterogêneo. 

     Agora, vamos à descrição dos sintomas mais facilmente percebidos nas pessoas com esse transtorno.

1-      Características da desatenção na criança:

     A criança com TDAH tem pouca capacidade de concentração e comete erros em trabalhos e provas escolares com frequência, não por falta de conhecimento da matéria ou conteúdo, mas por descuido e falta de atenção.

     É comum a criança com TDAH perder a atenção na hora da explicação da professora e ficar com o pensamento “longe”, distante. 

     Parece que está sempre com os pensamentos “nas nuvens”. 

   Essa perda constante de concentração dificulta na hora de estudar, na leitura de um livro, pois a criança ao fazer a leitura, precisa voltar a ler do início da página, pois ao chegar ao final, não se lembra mais do que estava escrito no início.

    Essa perda de atenção pode ser ocasionada por vários fatores, inclusive, qualquer acontecimento é o suficiente para que se distraia, até mesmo seus próprios pensamentos.

  A criança tem grande dificuldade de fazer os deveres de casa sozinha, porque se distrai constantemente.

   Outro fator importante, a criança com TDAH é muito desorganizada com seus pertences e no modo como realiza as coisas, sendo taxados como bagunceiros e desorganizados.

  Quando uma criança com TDAH precisa realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ou que transmita um recado, provavelmente esquecerá uma das tarefas solicitadas. 

    A palavra mais utilizada por ela é “Esqueci”. Esquece de estudar para as provas, de fazer a tarefa de casa, do recado que tinha de dizer à mãe, etc. Esses esquecimentos são frequentes.

    Algumas crianças com TDAH têm muita dificuldade para iniciarem algo, parecem sem energia. Já outras, começam as coisas rapidamente mas logo em seguida abandonam a atividade. Possuem muita iniciativa e pouca “acabativa”.

   Quando crescem, tornam-se em jovens ou adultos que fazem vários cursos ou atividades ao mesmo tempo, mas nunca terminam nenhum, acabam se frustrando pois têm muita dificuldade para se encontrarem na vida. 

   Daí,a importância da intervenção dos pais na rotina dessas crianças, para que avancem e possam dar continuidade em seus projetos de vida, sem perder o foco e a vontade.

     No próximo post veremos as Características da hiperatividade na criança com TDAH.

 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!

Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!


 

Escola IncluDom: Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!

Professora: Luciane de Deus.

Através deste Minicurso, você educador, poderá desenvolver um olhar capaz de identificar uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, aprender o que fazer a respeito dessas dificuldades e finalmente, poder intervir de forma assertiva no processo de ensino aprendizagem desse aluno que mais precisa da sua ajuda na hora de aprender. Lembre-se: Todos podem aprender! e seu aluno conta com você!

Início imediato pela plataforma Coursify.me.
- Aulas gravadas - estude quando e onde quiser.
- Material Complementar para estudos.
- E-book Completo: Guia Prático das Dificuldades de Aprendizagem.
- Certificado de 80 horas.

Conteúdo Programático:
1- Como meu aluno aprende.
2- Porquê meu aluno não aprende.
3- O que são as dificuldades de aprendizagem.
4- O que são os transtornos de aprendizagem.
5- Como saber se meu aluno tem alguma dificuldade de aprendizagem.
6- Como a escola pode ajudar o aluno com dificuldades de aprendizagem.

Tudo isso por apenas R$ 85,00!

Para se inscrever é só entrar no site: www.includom.coursefy.me e clicar em COMPRE AGORA.

Após o aluno se matricular será enviado um e-mail automático de boas-vindas com a opção de "começar o curso agora".
Na sequência, o aluno será direcionado para a página da Escola IncluDom e é só começar seu curso. Simples, não é mesmo?

Link de inscrição: www.includom.coursify.me

Ou escreva Eu Quero que envio maiores informações.

 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O que são comorbidades na educação?

O que são comorbidades na educação?


     Comorbidades referem-se à presença de duas ou mais condições médicas dististas em uma mesma pessoa ao mesmo tempo. Por exemplo, alguém pode ter diabetes e hipertenção ao mesmo tempo, ou depressão e ansiedade.
    
     Quando se trata de saúde mental, as comorbidades são frequentemente observadas, onde uma condição, como a depressão, pode ocorrer junto com outra, como a ansiedade.
     
     Essas condições podem interagir e complicar o tratamento e a gestão da saúde da pessoa.

     Na escola, por exemplo, alunos com autismo frequentemente podem apresentar comorbidades ou seja, outras condições médicas ou de saúde mental que ocorrem simultaneamente com o autismo.

     Algumas comorbidades comuns incluem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão, distúrbios do sono, epilepsia, entre outros.

     A presença de comorbidades pode variar de pessoa para pessoa me pode impactar a forma como o autismo é gerenciado e tratado. 

     Portanto, é importante uma abordagem multidisciplinar e individualizada ao trabalhar  com alunos com autismo e comorbidades, para garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas de forma adequada e holística.

     Quer saber mais? Assista o vídeo! Abraços e até o próximo post.

domingo, 12 de dezembro de 2021

Público Alvo da Educação Especial!

Público Alvo da Educação Especial!


      Olá! Seja bem-vindo(a)! No post de hoje você encontrará informações relevantes sobre quem é o público alvo da Educação Especial.

   O público-alvo da Educação Especial são indivíduos com necessidades educacionais, como deficiências físicas, intelectuais, sensoriais ou emocionais, que requerem suportes específicos para alcançar seu pleno potencial educacional. Isso inclui crianças, adolescentes e adultos.

     De acordo com o Ministério da Educação Especial - Secretaria da Educação Especial, o público -alvo da educação especial, são alunos que necessitam do atendimento educacional especializado - AEE. 

DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE 


     A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. 

     Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, os com transtornos globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns do ensino regular e ofertar o atendimento educacional especializado – AEE, promovendo o acesso e as condições para uma educação de qualidade. 

     O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 

     Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. 

     Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares.

   Para o atendimento às necessidades específicas relacionadas às altas habilidades/superdotação são desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular nas escolas de ensino regular em articulação com as instituições de educação superior, profissional e tecnológica, de pesquisa, de artes, de esportes, entre outros. 

   Nos casos de escolarização em classe hospitalar ou em ambiente domiciliar, o AEE é ofertado aos alunos público-alvo da educação especial, de forma complementar ou suplementar.

  O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de Educação.

  DO PÚBLICO-ALVO 

 Considera-se público-alvo do AEE:

 a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

 b. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

 c. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
 
 Até o próximo post! 😊

sábado, 4 de dezembro de 2021

O que é dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?

O que é dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?



      A dificuldade de aprendizagem é uma expressão mais genérica que descreve obstáculos ou desafios que um indivíduo enfrenta ao aprender, como dificuldades na leitura, escrita, matemática ou em habilidades de organização.

     Essas dificuldades podem ser temporárias ou persistentes e variam em gravidade. 

     Por outro lado, o transtorno de aprendizagem é uma condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa aprender de maneira típica e acompanhar o ritmo de seus colegas. 

     Existem diferentes tipos de transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia, cada um com características específicas que impactam áreas diferentes de aprendizagem.

     Esses transtornos geralmente persistem ao longo do tempo e podem exigir intervenções educacionais específicas para ajudar o indivíduo a superar as dificuldades associadas.

     Confira no vídeo! Abraços.


 

Atividades Para Fazer Com As Crianças Durante As Férias

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