Público Alvo da Educação Especial!
Olá! Seja bem-vindo(a)! No post de hoje você encontrará informações relevantes sobre quem é o público alvo da Educação Especial.
O público-alvo da Educação Especial são indivíduos com necessidades educacionais, como deficiências físicas, intelectuais, sensoriais ou emocionais, que requerem suportes específicos para alcançar seu pleno potencial educacional. Isso inclui crianças, adolescentes e adultos.
De acordo com o Ministério da Educação Especial - Secretaria da Educação Especial, o público -alvo da educação especial, são alunos que necessitam do atendimento educacional especializado - AEE.
DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e
modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e
serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas
comuns do ensino regular.
Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, os com transtornos
globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns do
ensino regular e ofertar o atendimento educacional especializado – AEE, promovendo o
acesso e as condições para uma educação de qualidade.
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e
organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à
autonomia e independência na escola e fora dela.
Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições
de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos
espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das
atividades escolares.
Para o atendimento às necessidades específicas relacionadas às altas
habilidades/superdotação são desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular nas
escolas de ensino regular em articulação com as instituições de educação superior,
profissional e tecnológica, de pesquisa, de artes, de esportes, entre outros.
Nos casos de escolarização em classe hospitalar ou em ambiente domiciliar, o AEE é
ofertado aos alunos público-alvo da educação especial, de forma complementar ou
suplementar.
O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola
ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser
realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado
sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de Educação.
DO PÚBLICO-ALVO
Considera-se público-alvo do AEE:
a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza
física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas
barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em
igualdade de condições com as demais pessoas.
b. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um
quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas
relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa
definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett,
transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra
especificação.
c. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial
elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou
combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Até o próximo post! 😊
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