Como Devem Ser As Atividades Para Alunos Com Autismo
Olá! Seja muito bem vindo(a)! Hoje refletiremos sobre como devem ser as atividades propostas para os alunos com autismo. Boa leitura!
O aluno com necessidades educacionais especiais, por apresentar autismo, precisa ser ajudado a adquirir conhecimentos que os outros alunos aprendem naturalmente, por isso a importância da seleção de atividades.
Alguns pontos que devem ser considerados na seleção de atividades a serem propostas para esses alunos:
- esse aluno não aprende por meio da exploração. Portanto, todas as atividades propostas devem visar sempre o aprendizado ou o desenvolvimento da independência;
- a independência é um aprendizado, já que esse aluno tem muita dificuldade em fazer escolhas. Mesmo as atividades independentes, durante muito tempo, devem ser dirigidas, isto é, o aluno deve aprender a fazer as atividades sozinho, mas elas devem ser colocadas em um rotina de trabalho. Se deixarmos a criança escolher, provavelmente ficará andando pela sala sem preocupar-se com uma atividade produtiva;
- as atividades devem ser solucionadas para atender a dois objetivos:
- as atividades propostas devem ser muito curtas no início, pois a resistência ao tempo de trabalho faz parte do aprendizado;
- cuidado para que a atividade proposta não contenha mais de uma proposta nova por vez;
- as atividades devem ser organizadas de forma a comunicar visualmente;
- no início, a criança nunca deverá desfazer um trabalho que acabou de fazer;
- lembrar sempre que, se for ensinar uma nova rotina a uma criança, deve escolher uma atividade muito fácil para que você e ela possam concentrar-se na rotina;
- a atividade deve ser feita sempre no mesmo sentido da escrita, ou seja, da esquerda para a direita e /ou de cima para baixo. Deve-se ter um cuidado especial na situação de aprendizado para não alterar essa ordem. Isso é apenas uma convenção para simplificar as atividades para o aluno.
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