quinta-feira, 18 de agosto de 2022

TDAH - DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO


TDAH - DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO


Olá! Seja bem vindo!

Como é feito o diagnóstico do TDAH? O diagnóstico do TDAH é clínico. Mas o que isso realmente significa?

Quando nos referimos a um diagnóstico clínico, devemos ter em mente, uma avaliação que englobe um relato minuncioso, realizado com várias pessoas, entre elas, pessoas próximas à criança, como a família, a professora, pediatra, entre outros, que são capazes de analisar, de observar com detalhes o comportamento dessa criança de forma mais fidedigna possível.

Para a realização dessa entrevista junto às pessoas mais próximas a essa criança, pode-se fazer uso de questionários ou testes, perguntas sobre determinadas características que a pessoa com TDAH costuma apresentar.

Uma boa conversa com os pais ou responsáveis pela criança é fundamental, pois dentro do histórico de vida familiar dessa criança, pode existir a existência de casos parecidos, ou até mesmo um dos pais se identificar com o filho durante sua própria infância. Ou seja, um dos pais também pode ser TDAH e nem saber disso.

Também pode-se fazer uso do material escolar desse estudante, pois os cadernos e livros costumam retratar bem as características do TDAH.

Mas, onde o pediatra ou neuropediatra entram nessa avaliação afinal?

O profissional da área da saúde, pode solicitar exames complementares a fim de investigar a possibilidade da criança apresentar algum tipo de comorbidade e em determinados casos, se há ou não a necessidade da criança fazer uso de algum tipo de medicamento que auxilie no tratamento do transtorno.

Testes neuropsicológicos também são recomendados, pois são úteis para esclarecer se a criança apresenta dificuldades de aprendizagem, problemas com o nível intelectual ou até mesmo, para avaliar outros transtornos psiquiátricos.

É importante deixar claro que para se fazer o diagnóstico do TDAH é obrigatório que se siga o uso de critérios utilizados e aceitos com base em evidências científicas. É preciso que se utilize meios comprovados e validados.


Quando devo levar meu filho para uma avaliação diagnóstica?


Em primeiro lugar: é necessário que a criança apresente os sinais de desatenção, hiperatividade e impulsividade com frequência e com mais intensidade do que outras crianças da mesma idade que a dela. A presença desses sinais devem ser fortes o bastante para levantar uma suspeita do transtorno.

Em segundo lugar; é necessário que esses sintomas tenham se manifestado desde a infância. Ou seja, desde sempre.

Em terceiro e último lugar: para se fazer o diagnóstico de TDAH, é preciso que se exclua todas as possíveis causas que justificariam a presença das características do transtorno. Eliminar as dúvidas. Daí, a importância de se fazer uma boa avaliação diagnóstica.


Meu filho foi diagnosticado com TDAH e agora? Como é realizado o tratamento?



1- Informação: o tratamento tem início na informação correta do paciente e dos familiares sobre o transtorno. Uma conscientização adequada junto à família é o fator principal do tratamento.

2- Uso de medicamentos: em alguns casos, o uso de medicamentos também é recomendado pelo médico da criança. 

3- Intervenção Psicológica: a maioria das crianças diagnosticadas com TDAH precisam fazer acompanhamento psicológico, afim de aprenderem a lidar com os problemas comportamentais presentes no transtorno, como: sentimentos de frustração, raiva, entre outros.

4- Intervenção Educacional: apoio de professores e da escola e/ou atendimento psicopedagógico que auxilem a criança no processo ensino-aprendizagem.

5- Grupos de Apoio: Pais se reúnem para discutir sobre os problemas comuns apresentados pelas crianças com TDAH, sendo mediados por um profissional.

Importante: O TDAH existe. Não é modismo nem mesmo falta de educação. Quanto mais cedo a criança for diagnosticada, mais cedo receberá tratamento e assim, poderá ter uma qualidade de vida muito melhor em todas as áreas. 

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Características da hiperatividade e da impulsividade na criança com TDAH

Características da hiperatividade e da impulsividade na criança com TDAH


    
Olá! Seja bem vindo!

     A criança com TDAH costuma ser muito ativa, inquieta, necessita de movimentação constante. 

    Na escola, quando precisa ficar sentada, fica o tempo todo se mexendo, se virando, ou movimentando seus pés e pernas, além de pedir para beber água e ir ao banheiro constantantemente. Sua energia parece ser inesgotável. 

    Algumas costumam ficar inquietas até mesmo na hora de dormir, demoram a pegar no sono porque a "pilha" não acaba cedo e se remexem muito na cama também. Outras, ao contrário, dormem de repente e profundamente.

   A criança com TDAH fala muito, tem dificuldade em falar baixo, é barulhenta, muitas vezes sendo repreendida pela professora pois acaba perturbando a classe, mesmo sem querer.

  Brincadeiras sossegadas e calmas não são para essas crianças. Crianças com TDAH preferem brincadeiras que envolvem movimentos, mas algo que também funciona bem para elas, é o envolvimento com videogames e joguinhos eletrônicos, são atividades que atraem as crianças com TDAH.

   A impulsividade é uma característica marcante na vida da criança com TDAH. A criança não consegue esperar sua vez para falar, para jogar, ficar em filas, etc. 

  Crianças com TDAH desconhecem a palavra ESPERAR, tudo para elas precisa ser imediato, instantâneo, já, agora. 

       Sofrem muito quando precisam esperar por algo. 

      Por isso, a importância de se trabalhar com Rotina com essas crianças, pois têm muito dificuldade de administrar essa questão de tempo, costumam se perder nas horas.

     Já vimos que crianças com TDAH costumam falar muito e falam também quando não deve ou ainda, falam coisas inadequadas, que não deveriam, que escapam sem que se atentem para o fato. 

     Falam sem prensar. Algumas vezes se dão conta da "mancada", em outras, é necessário a intervenção de um adulto, dizendo que aquilo não deveria ter sido dito daquela maneira e ele compreende o ocorrido.

   Como são impulsivas, podem ter pouca ou nenhuma noção de perigo, podendo-se colocar em situações de risco.

    Necessitam de constante supervisão em suas brincadeiras, para que assim, evitem acidentes ou até mesmo a ingestão de substâncias tóxicas como medicamentos ou produtos de limpeza por exemplo.

    As crianças com TDAH lidam muito mal com a palavra não, têm baixa tolerância à frustração.

  Quando querem algo, fazem muita insistência até conseguirem e como os pais não aguentam a insistência, acabam cedendo ao filho e dando a esse o que deseja, o que se torna um fator negativo em relação à sua aprendizagem, pois todas as pessoas precisam aprender a lidar com o não, com as frustrações da vida, já que nem tudo na vida são flores.

   Quando aprendemos a lidar com nossas frustrações, nos tornamos pessoas mais fortes e resilientes diante das dificuldades que encontramos pelo nosso caminho.

  Crianças que crescem obtendo tudo de forma facilitada, acabam tornando-se em adultos fracos e sem objetivos, com grande propensão à depressão e ao suicídio.

   Outra característica da criança com TDAH é que ela pode explodir com muita facilidade, é como se tivem um "pavio curto", costumam apresentar crises emocionais. 

  Após uma crise emocional, a criança tende a voltar ao seu estado normal como se nada divesse acontecido. 

   Na maioria das vezes, essas características tendem a persistir durante a vida adulta, deixando sequêlas e contribuindo para que a pessoa sofra com outros problemas que frequentemente se relacionam ao TDAH.

        No próximo post, veremos como se dá o Diagnóstico do TDAH e os critérios de diagnósticos. Até lá!
         
           

           
          
         

domingo, 7 de agosto de 2022

E-Book Guia Prático Das Dificuldades De Aprendizagem


E-Book Guia Prático Das Dificuldades De Aprendizagem


Querido (a) leitor (a):

     Este e-book foi desenvolvido e elaborado para ajudar você professor (a), quando se vê frente à dificuldade de um aluno que não consegue aprender do modo como a escola e a família esperam que ele aprenda.

       O que fazer nesses casos?

     Sabemos que cada pessoa é única e por isso, possui seu próprio ritmo de aprendizagem, mas há certas expectativas que podemos esperar em relação ao desenvolvimento infantil que não podem ser ignoradas. 

      Observações importantes que nós, enquanto professores, precisamos estar atentos.

     Na maioria das vezes, o professor e até a equipe escolar conseguem perceber que algo não vai bem com determinado aluno, percebem que este aluno apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, mas não conseguem "nomear" essa dificuldade, muito menos solucioná-la.

    Isso já aconteceu muitas vezes comigo. 

   Eu ensinava, ensinava, mas percebia que havia algo de errado com determinados alunos, só que eu não sabia o que era e nem o que fazer a respeito. 

  Não é assim? Isso provavelmente já deve ter acontecido com você em algum momento da sua trajetória escolar.

   A intenção deste material é fazer com que você educador, conheça as ferramentas necessárias  que favoreçam a aprendizagem dos seus alunos com dificuldades de prendizagem. 

   Através dele, você vai conhecer como ocorre a aprendizagem, porque seu aluno não aprende, o que são as dificuldades de aprendizagem, o que são os transtornos de aprendizagem, vai conseguir identificar se um aluno tem ou não alguma dificuldade de aprendizagem e como a escola pode ajudar esses alunos de forma realmente eficiente.

  Espero que através da leitura deste e-book, você educador (a), possa desenvolver um olhar capaz de identificar uma dificuldade de aprendizagem, vai aprender também, o que fazer a respeito e finalmente, como intervir de forma assertiva no processo de aprendizagem desse aluno que mais precisa de ajuda na hora de aprender.

   Lembre-se: todos podem aprender, seu aluno também.

  Desejo de coração, que a leitura deste material possa trazer muitos benefícios importantes para a sua formação e capacitação profissional. Boa leitura e bons estudos!

SEGUE LINK PARA COMPRA:

https://go.hotmart.com/M65837811I?dp=1



quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Conceito e Características da desatenção na criança.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Conceito e Características da desatenção na criança.


Conceito

     De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. 

     Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). 

     O TDAH é um distúrbio de longa duração e se manifesta por três grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

     O que caracteriza uma criança com TDAH é que ela apresenta com frequência momentos de inquietação, desconcentração e dificuldades de segurar seus impulsos. 

    É importante não rotular de hiperativa qualquer criança que se mostra inquieta, sem antes realizar uma avaliação detalhada com uma equipe multidisciplinar.

     Vamos observar as principais características da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade, que formam a tríade característica do TDAH, destacando dois pontos importantes:

A-            Nem todas as pessoas com o transtorno mostram todas as características que serão descritas.

B-            A intensidade desses sintomas pode variar bastante de uma pessoa para outra.

     Deste modo, podemos ver que em algumas pessoas, o quadro é mais brando enquanto em outras os sintomas são muito acentuados. 

     O quadro clínico do TDAH é bastante heterogêneo. 

     Agora, vamos à descrição dos sintomas mais facilmente percebidos nas pessoas com esse transtorno.

1-      Características da desatenção na criança:

     A criança com TDAH tem pouca capacidade de concentração e comete erros em trabalhos e provas escolares com frequência, não por falta de conhecimento da matéria ou conteúdo, mas por descuido e falta de atenção.

     É comum a criança com TDAH perder a atenção na hora da explicação da professora e ficar com o pensamento “longe”, distante. 

     Parece que está sempre com os pensamentos “nas nuvens”. 

   Essa perda constante de concentração dificulta na hora de estudar, na leitura de um livro, pois a criança ao fazer a leitura, precisa voltar a ler do início da página, pois ao chegar ao final, não se lembra mais do que estava escrito no início.

    Essa perda de atenção pode ser ocasionada por vários fatores, inclusive, qualquer acontecimento é o suficiente para que se distraia, até mesmo seus próprios pensamentos.

  A criança tem grande dificuldade de fazer os deveres de casa sozinha, porque se distrai constantemente.

   Outro fator importante, a criança com TDAH é muito desorganizada com seus pertences e no modo como realiza as coisas, sendo taxados como bagunceiros e desorganizados.

  Quando uma criança com TDAH precisa realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ou que transmita um recado, provavelmente esquecerá uma das tarefas solicitadas. 

    A palavra mais utilizada por ela é “Esqueci”. Esquece de estudar para as provas, de fazer a tarefa de casa, do recado que tinha de dizer à mãe, etc. Esses esquecimentos são frequentes.

    Algumas crianças com TDAH têm muita dificuldade para iniciarem algo, parecem sem energia. Já outras, começam as coisas rapidamente mas logo em seguida abandonam a atividade. Possuem muita iniciativa e pouca “acabativa”.

   Quando crescem, tornam-se em jovens ou adultos que fazem vários cursos ou atividades ao mesmo tempo, mas nunca terminam nenhum, acabam se frustrando pois têm muita dificuldade para se encontrarem na vida. 

   Daí,a importância da intervenção dos pais na rotina dessas crianças, para que avancem e possam dar continuidade em seus projetos de vida, sem perder o foco e a vontade.

     No próximo post veremos as Características da hiperatividade na criança com TDAH.

 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!

Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!


 

Escola IncluDom: Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!

Professora: Luciane de Deus.

Através deste Minicurso, você educador, poderá desenvolver um olhar capaz de identificar uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, aprender o que fazer a respeito dessas dificuldades e finalmente, poder intervir de forma assertiva no processo de ensino aprendizagem desse aluno que mais precisa da sua ajuda na hora de aprender. Lembre-se: Todos podem aprender! e seu aluno conta com você!

Início imediato pela plataforma Coursify.me.
- Aulas gravadas - estude quando e onde quiser.
- Material Complementar para estudos.
- E-book Completo: Guia Prático das Dificuldades de Aprendizagem.
- Certificado de 80 horas.

Conteúdo Programático:
1- Como meu aluno aprende.
2- Porquê meu aluno não aprende.
3- O que são as dificuldades de aprendizagem.
4- O que são os transtornos de aprendizagem.
5- Como saber se meu aluno tem alguma dificuldade de aprendizagem.
6- Como a escola pode ajudar o aluno com dificuldades de aprendizagem.

Tudo isso por apenas R$ 85,00!

Para se inscrever é só entrar no site: www.includom.coursefy.me e clicar em COMPRE AGORA.

Após o aluno se matricular será enviado um e-mail automático de boas-vindas com a opção de "começar o curso agora".
Na sequência, o aluno será direcionado para a página da Escola IncluDom e é só começar seu curso. Simples, não é mesmo?

Link de inscrição: www.includom.coursify.me

Ou escreva Eu Quero que envio maiores informações.

 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O que são comorbidades na educação?

O que são comorbidades na educação?


     Comorbidades referem-se à presença de duas ou mais condições médicas dististas em uma mesma pessoa ao mesmo tempo. Por exemplo, alguém pode ter diabetes e hipertenção ao mesmo tempo, ou depressão e ansiedade.
    
     Quando se trata de saúde mental, as comorbidades são frequentemente observadas, onde uma condição, como a depressão, pode ocorrer junto com outra, como a ansiedade.
     
     Essas condições podem interagir e complicar o tratamento e a gestão da saúde da pessoa.

     Na escola, por exemplo, alunos com autismo frequentemente podem apresentar comorbidades ou seja, outras condições médicas ou de saúde mental que ocorrem simultaneamente com o autismo.

     Algumas comorbidades comuns incluem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão, distúrbios do sono, epilepsia, entre outros.

     A presença de comorbidades pode variar de pessoa para pessoa me pode impactar a forma como o autismo é gerenciado e tratado. 

     Portanto, é importante uma abordagem multidisciplinar e individualizada ao trabalhar  com alunos com autismo e comorbidades, para garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas de forma adequada e holística.

     Quer saber mais? Assista o vídeo! Abraços e até o próximo post.

Atividades Para Fazer Com As Crianças Durante As Férias

  Atividades Para Fazer Com As Crianças Durante As Férias    Olá! Seja bem-vindo(a)!    As férias escolares são um período de oportunidades ...