sexta-feira, 31 de julho de 2020

Existe Emancipação Escolar De Crianças?

Existe Emancipação Escolar De Crianças?



   Olá! Seja bem-vindo! Hoje vamos conversar sobre um tema bem interessante. Confira.

   A emancipação é uma escritura pública feita em cartório que garante que o adolescente atingiu a capacidade civil antes de completar 18 anos. É a forma pela qual, a pessoa com pelo menos 16 anos completos adquire alguns direitos de adulto.

   Ok. Você deve estar se perguntando: existe emancipação escolar de crianças? Na lei não, mas há muitos pais fazendo isso no seu dia a dia, em relação aos estudos do seu filho. Como assim? Você deve estar se perguntando.

   Tenho visto muitas mães e pais afirmarem que seus filhos de 7, 8, 9 anos, já tem idade suficiente para fazerem suas atividades, seus deveres, provas, elaboração de trabalhos e por aí a fora sozinhos. Sem se darem conta, estão dando a seus filhos uma "emancipação escolar" que não existe. 

  Estão criando situações onde as crianças ainda não estão preparadas, ou seja, ainda não possuem maturidade suficiente para executar seus estudos sozinhas.

   A criança nessa faixa etária, dos 7 aos 9 anos, ainda precisa da presença dos pais ou responsáveis na rotina escolar. Existe ainda, a necessidade de uma mediação escolar. O que fazer então? A criança precisa de pais que sejam consistentes, que trabalhem com uma rotina escolar diária. E não, ela não pode ser responsável sozinha por seus estudos.

   Ser consistente é ajudar as crianças a se sentirem mais seguras. Consistência é o mesmo que agir sempre do mesmo modo.  Ter disciplina. Isso tranquiliza a criança.

   Quando você ajuda a criança nos seus deveres escolares, seu filho vai entender que você se preocupa com sua vida, que tudo o que ele faz importa. Simples assim.

     Abraços e até o próximo post!
   

terça-feira, 9 de junho de 2020

Preparando um ambiente alfabetizador

Preparando um ambiente alfabetizador


     Olá! Seja muito bem-vindo(a)! No post de hoje, veremos como deve ser um ambiente alfabetizador. Boa leitura!

     Um ambiente alfabetizador deve ser acolhedor, estimulante e propício ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Aqui estão algumas características importantes:

1- Rico em materiais de leitura: Livros de diferentes gêneros e níveis de dificuldades que devem estar disponíveis e acessíveis aos alunos.

2- Estímulo à curiosidade e investigação: O ambiente deve encorajar a exploração e o questionamento, promovendo o interesse pela leitura e escrita.

3- Diversidade de recursos: Além de livros, deve incluir materiais como revistas, jornais, jogos educativos, computadores e tablets com aplicativos educacionais.

4- Cantinhos de leitura aconchegantes: Espaços confortáveis e convidativos para a leitura individual ou em grupo, com almofadas, tapetes e cadeiras confortáveis.

5- Interatividade: Atividades práticas que envolvam os alunos e os incewntivem a partivipar ativamente do processo de aprendizagem, como dramatizações, jogos de palavras e produção de textos.

6- Estímulo à expressão criativa: Espaços dedicados à escrita criativa, desenho e outras formas de expressão artística que promovam o desenvolvimento da linguagem.

7- Inclusão de tecnologia: Integração de tecnologia educacional, como computadores, tablets e softwares educativos, para complementar as atividades de leitura e escrita.

8- Respeito à individualidade: Reconhecimento das diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando atividades adaptadas às suas necessidades específicas.

     Um ambiente alfabetizador bem planejado e acolhedor pode fazer toda a diferença no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos.

     Um grande abraço e até o próximo post!😊

terça-feira, 2 de junho de 2020

Como Lidar Com As Dificuldades De Aprendizagem Da Criança!


Como Lidar Com As Dificuldades De Aprendizagem Da Criança!

                                                                     
    


Olá! Seja bem-vindo!


 Hoje vou passar para vocês, seis dicas para lidar com as dificuldades de aprendizagem da sua criança:

  • Reconheça as dificuldades da criança:
   Qualquer criança pode apresentar uma dificuldade de aprendizagem. 

   Portanto, é importante respeitar as limitações que seu filho demonstrar e manter o olhar atento em seu desenvolvimento escolar.

  • Evite brigas:
   Brigar com seu filho por causa do problema tende a fazer com que ele se sinta inseguro, fique com baixa auto estima e tenha aversão pela escola. Com isso, seu desempenho escolar tende a piorar.

  • Converse com os professores:
   A escola deve ser aliada do aluno.

  O professor é a pessoa ideal para identificar esse tipo de problema, já que é um profissional capacitado para perceber se o aluno tem dificuldades que merecem uma atenção especial, como problemas de escrita, raciocínio lógico, concentração ou leitura. 

  A instituição pode também indicar algum reforço educativo que seja válido para o aluno. 

 Pode também fazer encaminhamentos para outros profissionais como: neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas, neuropsicopedagogos, psicopedagogos e professores de reforço escolar.

  • Tenha interesse pelo que a criança estuda:
   Desperte o conhecimento da criança interessando-se pelo que ela está aprendendo e nos momentos de lazer, proporcione vivências relacionadas ao que está sendo trabalhado na escola.

   Se o assunto for a descoberta do Brasil por exemplo, mostre filmes, vídeos, livros e pinturas que retratem esse momento. 

 Além de reforçar o aprendizado, é uma forma de motivá-la a se interessar mais sobre o tema e buscar conhecimento.
   
  • Procure uma nova escola se for preciso:
   Cada instituição possui um modelo de ensino e uma determinada metodologia pedagógica.

 Talvez a metodologia utilizada na escola onde seu filho estuda possa ser um entrave em seu desenvolvimento.

 Se você já tiver conversado com os professores e perceber que seu filho não está avançando, pode ser a hora de mudá-lo de escola.

 Procure por uma escola que trabalhe com criatividade, inteligência socioemocional e diversidade, além dos conteúdos cognitivos.

 Os profissionais poderão lidar melhor com as dificuldades da criança, encorajá-la nos estudos, criar diversas atividades lúdicas para ensiná-la e integrá-la aos outros alunos, preocupando-se com a formação integral do aluno.

  • Não desista do seu filho:
   Dificuldades de aprendizagem podem ter fundo biológico ou psicológico, portanto, vão além da vontade da criança de estudar. 

    O melhor a fazer é apoiar seu filho e colocá-lo em contato com métodos que possam desenvolver seu raciocínio, buscando não rotular seu filho, mas dando a oportunidade de descobrir o seu potencial.

   Elogie sempre os esforços e o desempenho de seu filho. Estimule-o.

  Ele precisa saber que não está sozinho nesse processo e que pode contar com você!

  Diga sempre: muito bem! Você está cada dia melhor! Continue assim! Você consegue!

   


quinta-feira, 28 de maio de 2020

Será que meu filho tem dificuldades de aprendizagem? (Parte II)

Será que meu filho tem dificuldades de aprendizagem? (Parte II)




   As dificuldades de aprendizagem podem ser também, transtornos ou distúrbios, ou seja, são as dificuldades de aprendizagem relacionadas à fatores orgânicos, fatores físicos relacionados ao funcionamento e reorganização do sistema nervoso. A criança já nasce com o transtorno. Não tem cura.

    Veja alguns exemplos:

  • Dislexia: o problema está ligado ao processamento da informação que é registrada pelo cérebro. É uma incapacidade severa de leitura, uma dificuldade no processo da linguagem que se reflete na leitura, na escrita e na soletração;
  • Discalculia: um transtorno de aprendizagem caracterizado por uma inabilidade para a realização de cálculos matemáticos;
  • Disortografia: um distúrbio de aprendizagem associado à ortografia das palavras.
  • TDAH: caracterizado por frequentes estados de desatenção, impulsividade e geralmente por um excesso de atividade motora (hiperatividade), podendo interferir com a capacidade do indivíduo para a aprendizagem. A criança pode também ter dificuldade para se concentrar mas não ser hiperativa.
  • Disgrafia: dificuldade na escrita. Caracterizada por problemas relacionados ao componente grafomotor da escrita (dificuldade motora no traçado das letras): forma das letras, espaço entre as palavras, pressão do traço, com a produção de textos escritos e com a soletração.
  • Dislalia: transtorno da articulação de um ou vários fonemas. Pode ser pela ausência ou pela alteração de alguns sons da fala ou pela substituição de uns pelos outros;
  • Autismo: as pessoas com autismo costumam ter atrasos linguísticos significativos, desafios sociais e de comunicação e comportamentos e interesses incomuns. Muitas pessoas com  transtorno autista também têm deficiência intelectual;
  • Discriminação auditiva: dificuldade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para sequenciá-los em palavras escritas. É uma capacidade essencial no que diz respeito ao uso correto da linguagem e à descodificação da leitura. 
   É muito impostante avaliar se algo diferente está acontecendo na rotina da criança, pois fatos que podem passar desapercebidos podem ser a causa de problemas de aprendizagem.

   Professores e pais devem ter um olhar diferenciado, capaz de identificar possíveis problemas que impedem que a criança consiga aprender.




   

Será que meu filho tem dificuldades de aprendizagem? (Parte I)

Será que meu filho tem dificuldades de aprendizagem? (Parte I)




    Seja bem-vindo!

   Durante os anos de estudo, é comum que a criança acabe tendo mais facilidade com algumas matérias e menos em outras. Cada uma tem um tempo próprio de desenvolvimento.

   Imagine a surpresa dos pais quando são chamados na escola e informados que seu filho apresenta "dificuldades de aprendizagem" ou que não está conseguindo acompanhar a turma como o esperado.

  Esta informação pode alterar toda a rotina da família, trazendo preocupação e insegurança sobre o futuro dessa criança.

   Calma! Essas dificuldades são encontradas em aproximadamente 15% da população escolar. São crianças que não conseguem aprender da mesma forma que as outras, apesar de possuírem uma inteligência normal. 

   A criança possui um perfil de assimilação diferente do que é esperado para a idade dela. Veja como identificar a dificuldade de aprendizagem e como você pode ajudar seu filho.

   Mas o que é dificuldade de aprendizagem afinal?

   Quando nos referimos às dificuldades de aprendizagem, nos referimos a problemas, à bloqueios que podem estar interferindo diretamente no processo de aprendizagem do aluno, contribuindo para seu fracasso escolar.

   As dificuldades de aprendizagem podem ser apenas transitórias, ocorrendo em um pequeno período de tempo como:
  • Falta de rotina familiar;
  • Perda de um ente querido;
  • Depressão;
  • Mudança de casa, cidade ou escola;
  • Excesso de atividades extras;
  • Falta de uma boa estrutura familiar, pois brigas em excesso, alcoolismo, uso de drogas, abusos, entre outros influenciam diretamente na aprendizagem do sujeito;
  • Metodologia escolar inadequada;
  • Mau relacionamento com o professor, etc.
   As dificuldades de aprendizagem podem ser também, transtornos ou distúrbios. Mas vamos falar sobre isso no próximo post. Abraços e até lá.



quarta-feira, 27 de maio de 2020

O que é Psicopedagogia?

O que é Psicopedagogia?




    Olá! Seja bem-vindo!

   A Psicopedagogia é um campo de conhecimento que lida com o processo de aprendizagem humana e tem como objeto de estudo o próprio ser humano, estudando como se dá o processo de aprendizagem, envolvendo a prática pedagógica, o atendimento às necessidades individuais de aprendizagem, o fracasso escolar e a apropriação do conhecimento pelo sujeito.

  A Psicopedagogia possui um caráter multidisciplinar devido à complexidade dos problemas de aprendizagem.

   Sendo assim, a psicopedagogia se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes ciências humanas, objetivando adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender, buscando conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e social, assim como entender a modalidade de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.

   Portanto, o psicopedagogo procura compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a superar as dificuldades que são obstáculos para uma aprendizagem realmente eficaz.

   A dificuldade escolar pode fazer com que o sujeito fique suscetível ao insucesso, constituindo-se então, em uma tarefa desafiadora, na qual não se tem uma resposta pronta e acabada, mas que aponta para a necessidade de buscar alternativas que possam minimizar a situação.

   Deste modo, os psicopedagogos precisam conhecer a causa das dificuldades para encontrar meios de ajudar o aluno e não para excluí-lo.

  Devem também, fazer uso de instrumentos de investigação e avaliações para fazer um levantamento de dados e estabelecer suposições com o intuito de descobrir as causas da não-aprendizagem.

 É importante ressaltar que cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. 

 Para que uma intervenção seja realmente satisfatória, é necessário que os atendimentos sejam realizados de maneira diferenciada e direcionada a cada aluno em particular, respeitando sua individualidade e não de forma padronizada e generalizada.

 Vemos assim, que a psicopedagogia procura contribuir para a educação, através de uma prática transformadora, apontando sempre para a importância de se manter um "olhar especial" para cada aprendente, considerando, observando e analisando seus aspectos emocionais, afetivos, individuais, familiares e escolares.

Atividades Para Fazer Com As Crianças Durante As Férias

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