segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Participação da família na aprendizagem: apoio que não pode faltar!

 Participação da família na aprendizagem: apoio que não pode faltar!



          Olá! Seja bem vindo!


   Os estímulos e desafios são importantes para o desenvolvimento de todo ser humano, pois fazem parte da vida normal, nos proporcionando excitação, incentivo e motivação, que são pontos positivos, mas também nos trazem sofrimento e ansiedade, como pontos negativos.

   Quando esses desafios e estímulos se apresentam de forma negativa como sofrimento e ansiedade e o sujeito não sabe ou não consegue lidar satisfatoriamente com eles, podem se tornar em um transtorno emocional havendo uma incompatibilidade entre os desafios que enfrentamos e nossa habilidade para lidarmos com eles.

   Assim, podemos compreender de forma mais clara os transtornos ou distúrbios de aprendizagem.

  Os transtornos de aprendizagem são aqueles desafios constantes que o sujeito tem que lidar em relação à alguma área de aprendizagem ou habilidades acadêmicas, de origem orgânica por toda a vida, já que os transtornos são de ordem permanentes, pois o sujeito já nasceu com eles e precisa aprender a lidar com suas dificuldades para ter uma qualidade de vida satisfatória dentro da sociedade e não apenas na vida acadêmica.

   O sujeito com transtorno de aprendizagem  precisa mudar a sua rota de aprendizagem, buscar novos caminhos, novas direções que o leve à construir um conhecimento significativo.

  Precisa se reinventar todos os dias. E aprender um pouco todos os dias. Seguir sempre em frente, porque, por mais difícil que seu caminho lhe pareça, a superação será sua aliada, lhe tornando forte e resiliente aos problemas que por ventura encontrar.

  Crianças com dificuldades de aprendizagem que possuem famílias que funcionam como um verdadeiro apoio, diminuindo assim o nível de problemas emocionais, são crianças que fazem parte de  famílias que apresentam as seguintes características:

  - Grupo familiar estável (independente se os pais são casados ou não) e consistente, com limites claros, possibilitando um acordo sobre as regras, limites, deveres de casa, etc.;

    - Famílias que aceitam as dificuldades que a criança apresenta, sabendo, conhecendo e aceitando suas dificuldades, tentando não fazer exigências acima das suas possibilidades nas áreas que demonstram dificuldades;

    - Crianças com dificuldades de aprendizagem enfrentam frustrações frequentes, principalmente na escola; a família deve ser um apoio emocional constante que ajude essa criança a trabalhar e superar suas crises;

    - É comum que a criança com dificuldades de aprendizagem apresente auto-estima baixa, que se ache inferior em relação às outras crianças, por isso, é fundamental que a família a elogie sempre, incentivando-a a acreditar em si mesma e assim, avançar nos estudos;

    - Por fim, a família deve procurar meios de ajudar as crianças a potencializar suas habilidades a fim de compensar suas dificuldades.

    Lembre-se: a participação da família na aprendizagem é o apoio que não pode faltar!

sábado, 16 de outubro de 2021

Inclusão Escolar - Um Passo De Cada Vez!



Inclusão Escolar - Um Passo De Cada Vez!


 

    Olá! Seja bem-vindo!

    Já aconteceu de você olhar para as limitações do seu aluno e pensar: não, ele não vai conseguir aprender, vai ser muito difícil.

   Vou ser bem sincera, isso já aconteceu comigo. 

   Então, descobri que eu é que era uma pessoa limitada e despreparada, eu é que não conseguia fazer com que meu aluno progredisse nos estudos de forma realmente efetiva.

   Se você também já se encontrou assim, ou se é assim que você se sente no momento, vou te contar o que eu fiz para resolver a situação. 

  Me capacitei mais, estudei mais, me dediquei mais e acreditei mais, tanto no meu aluno quanto em mim mesma. 

  Não existe uma receita pronta e as coisas realmente não são fáceis, pelo contrário. São desafiadoras.

  Por isso, fica a dica: dê um passo de cada vez.

  Seja compreensivo consigo mesmo. Lá na frente tudo se ajeita.

   

IncluDOM - Blog de cara nova!

 



IncluDOM - Blog de cara nova!


   Olá gente! Confesso que andei sumida. Pandemia, aulas online...conclusão de Curso de Pós em Educação Especial e Inclusiva...muita coisa pra fazer e para pensar também. Mas graças a Deus estou bem e  de volta, com novas ideias, projetos e interesses e por isso, o Blog está de cara nova também. 

   Estou aprendendo a ser uma Pedagoga Inclusiva! Sim! A Educação Especial e Inclusiva ganhou destaque na minha vida e quero compartilhar com vocês tudo o que estou aprendendo sobre leis, adaptação de materiais, sobre a educação do público-alvo da educação especial, enfim, são muitos assuntos importantes que quero compartilhar com vocês aqui. Para você que é profissional da educação, família...se você quer saber mais a respeito é só acompanhar minhas postagens ok?

   Abraços inclusivos!

terça-feira, 1 de junho de 2021

Família, precisamos conversar.





                                         FAMÍLIA, PRECISAMOS CONVERSAR.


   Olá! Seja bem vindo!

  Ao longo destes 21 anos como mantenedora de escola, tenho recebido muitos telefonemas de pais onde a primeira coisa que querem saber é sobre o valor da mensalidade. 

  Você pode estar se perguntando, e o que tem de estranho nisso Luciane?

 Os pais não podem se informar sobre os valores da escola?

 Claro que sim e devem, mas não através do telefone e eu te explico o porquê.

 Aqui na nossa escola, temos a cultura, o costume de não passar preço de mensalidades por telefone. 

 Nós explicamos e convidamos os pais para que venham até a escola para nos conhecer pessoalmente. 

 Nessa visita, nós falamos sobre o projeto pedagógico da escola, nossa cultura, nosso material de ensino, sobre nosso dia a dia, mostramos nosso ambiente de aprendizagem, conversamos sobre os valores das mensalidades e tudo o mais que faz parte da nossa rotina de escola.

 São assuntos muito importantes que precisam ser bem esclarecidos e informados e que acreditamos que por telefone não dá para fazer bem feito. 

 Além do mais, nós também queremos conhecer essas famílias.

  Pense: você compra um imóvel sem conhecê-lo antes? Só pelo preço? 

 Você compra um carro sem ver, só baseado no preço? 

 Com certeza vai querer ver, conhecer e só depois vai discutir sobre valores.

 E porquê com a escola tem que ser diferente?

 Não dá para matricular uma criança em uma escola sem que os pais conheçam essa escola antes.

 E também não dá para matricular uma criança em uma escola apenas baseando-se em preços. 

A efetuação da matrícula de uma criança em uma escola não pode ser baseada apenas em preço.

 O valor está barato, matricula e pronto. Não pode ser assim.

 Essa matrícula precisa ser efetuada a partir de um conjunto de fatores e não apenas tendo o dinheiro como base.

 Por isso, família, quando pensar em matricular sua criança em uma escola, ligue sim, mas vá conhecer também. 

 Converse muito, estude o ambiente, as pessoas. 

 Busque referências. 

Seu filho agradece a sua preocupação e confia na sua escolha. 

Não adianta o valor da mensalidade caber certinho no seu bolso, se os valores de vida daquela escola não forem condizentes com os valores de vida da sua família. 

Escola e Família precisam se conectar. Precisam estar em harmonia de ideias e valores.

Lembre-se: Escola + Família = Parceria de Sucesso.

   



sexta-feira, 31 de julho de 2020

Existe Emancipação Escolar De Crianças?

Existe Emancipação Escolar De Crianças?



   Olá! Seja bem-vindo! Hoje vamos conversar sobre um tema bem interessante. Confira.

   A emancipação é uma escritura pública feita em cartório que garante que o adolescente atingiu a capacidade civil antes de completar 18 anos. É a forma pela qual, a pessoa com pelo menos 16 anos completos adquire alguns direitos de adulto.

   Ok. Você deve estar se perguntando: existe emancipação escolar de crianças? Na lei não, mas há muitos pais fazendo isso no seu dia a dia, em relação aos estudos do seu filho. Como assim? Você deve estar se perguntando.

   Tenho visto muitas mães e pais afirmarem que seus filhos de 7, 8, 9 anos, já tem idade suficiente para fazerem suas atividades, seus deveres, provas, elaboração de trabalhos e por aí a fora sozinhos. Sem se darem conta, estão dando a seus filhos uma "emancipação escolar" que não existe. 

  Estão criando situações onde as crianças ainda não estão preparadas, ou seja, ainda não possuem maturidade suficiente para executar seus estudos sozinhas.

   A criança nessa faixa etária, dos 7 aos 9 anos, ainda precisa da presença dos pais ou responsáveis na rotina escolar. Existe ainda, a necessidade de uma mediação escolar. O que fazer então? A criança precisa de pais que sejam consistentes, que trabalhem com uma rotina escolar diária. E não, ela não pode ser responsável sozinha por seus estudos.

   Ser consistente é ajudar as crianças a se sentirem mais seguras. Consistência é o mesmo que agir sempre do mesmo modo.  Ter disciplina. Isso tranquiliza a criança.

   Quando você ajuda a criança nos seus deveres escolares, seu filho vai entender que você se preocupa com sua vida, que tudo o que ele faz importa. Simples assim.

     Abraços e até o próximo post!
   

terça-feira, 9 de junho de 2020

Preparando um ambiente alfabetizador

Preparando um ambiente alfabetizador


     Olá! Seja muito bem-vindo(a)! No post de hoje, veremos como deve ser um ambiente alfabetizador. Boa leitura!

     Um ambiente alfabetizador deve ser acolhedor, estimulante e propício ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Aqui estão algumas características importantes:

1- Rico em materiais de leitura: Livros de diferentes gêneros e níveis de dificuldades que devem estar disponíveis e acessíveis aos alunos.

2- Estímulo à curiosidade e investigação: O ambiente deve encorajar a exploração e o questionamento, promovendo o interesse pela leitura e escrita.

3- Diversidade de recursos: Além de livros, deve incluir materiais como revistas, jornais, jogos educativos, computadores e tablets com aplicativos educacionais.

4- Cantinhos de leitura aconchegantes: Espaços confortáveis e convidativos para a leitura individual ou em grupo, com almofadas, tapetes e cadeiras confortáveis.

5- Interatividade: Atividades práticas que envolvam os alunos e os incewntivem a partivipar ativamente do processo de aprendizagem, como dramatizações, jogos de palavras e produção de textos.

6- Estímulo à expressão criativa: Espaços dedicados à escrita criativa, desenho e outras formas de expressão artística que promovam o desenvolvimento da linguagem.

7- Inclusão de tecnologia: Integração de tecnologia educacional, como computadores, tablets e softwares educativos, para complementar as atividades de leitura e escrita.

8- Respeito à individualidade: Reconhecimento das diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando atividades adaptadas às suas necessidades específicas.

     Um ambiente alfabetizador bem planejado e acolhedor pode fazer toda a diferença no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos.

     Um grande abraço e até o próximo post!😊

terça-feira, 2 de junho de 2020

Como Lidar Com As Dificuldades De Aprendizagem Da Criança!


Como Lidar Com As Dificuldades De Aprendizagem Da Criança!

                                                                     
    


Olá! Seja bem-vindo!


 Hoje vou passar para vocês, seis dicas para lidar com as dificuldades de aprendizagem da sua criança:

  • Reconheça as dificuldades da criança:
   Qualquer criança pode apresentar uma dificuldade de aprendizagem. 

   Portanto, é importante respeitar as limitações que seu filho demonstrar e manter o olhar atento em seu desenvolvimento escolar.

  • Evite brigas:
   Brigar com seu filho por causa do problema tende a fazer com que ele se sinta inseguro, fique com baixa auto estima e tenha aversão pela escola. Com isso, seu desempenho escolar tende a piorar.

  • Converse com os professores:
   A escola deve ser aliada do aluno.

  O professor é a pessoa ideal para identificar esse tipo de problema, já que é um profissional capacitado para perceber se o aluno tem dificuldades que merecem uma atenção especial, como problemas de escrita, raciocínio lógico, concentração ou leitura. 

  A instituição pode também indicar algum reforço educativo que seja válido para o aluno. 

 Pode também fazer encaminhamentos para outros profissionais como: neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas, neuropsicopedagogos, psicopedagogos e professores de reforço escolar.

  • Tenha interesse pelo que a criança estuda:
   Desperte o conhecimento da criança interessando-se pelo que ela está aprendendo e nos momentos de lazer, proporcione vivências relacionadas ao que está sendo trabalhado na escola.

   Se o assunto for a descoberta do Brasil por exemplo, mostre filmes, vídeos, livros e pinturas que retratem esse momento. 

 Além de reforçar o aprendizado, é uma forma de motivá-la a se interessar mais sobre o tema e buscar conhecimento.
   
  • Procure uma nova escola se for preciso:
   Cada instituição possui um modelo de ensino e uma determinada metodologia pedagógica.

 Talvez a metodologia utilizada na escola onde seu filho estuda possa ser um entrave em seu desenvolvimento.

 Se você já tiver conversado com os professores e perceber que seu filho não está avançando, pode ser a hora de mudá-lo de escola.

 Procure por uma escola que trabalhe com criatividade, inteligência socioemocional e diversidade, além dos conteúdos cognitivos.

 Os profissionais poderão lidar melhor com as dificuldades da criança, encorajá-la nos estudos, criar diversas atividades lúdicas para ensiná-la e integrá-la aos outros alunos, preocupando-se com a formação integral do aluno.

  • Não desista do seu filho:
   Dificuldades de aprendizagem podem ter fundo biológico ou psicológico, portanto, vão além da vontade da criança de estudar. 

    O melhor a fazer é apoiar seu filho e colocá-lo em contato com métodos que possam desenvolver seu raciocínio, buscando não rotular seu filho, mas dando a oportunidade de descobrir o seu potencial.

   Elogie sempre os esforços e o desempenho de seu filho. Estimule-o.

  Ele precisa saber que não está sozinho nesse processo e que pode contar com você!

  Diga sempre: muito bem! Você está cada dia melhor! Continue assim! Você consegue!

   


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