Escola IncluDom: Minicurso Meu Aluno
Aprende Sim!
Professora: Luciane de Deus.
Através deste Minicurso, você educador, poderá desenvolver um olhar capaz de
identificar uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, aprender o que fazer a
respeito dessas dificuldades e finalmente, poder intervir de forma assertiva no
processo de ensino aprendizagem desse aluno que mais precisa da sua ajuda na
hora de aprender. Lembre-se: Todos podem aprender! e seu aluno conta com você!
Início imediato pela plataforma Coursify.me.
- Aulas gravadas - estude quando e onde quiser.
- Material Complementar para estudos.
- E-book Completo: Guia Prático das Dificuldades de Aprendizagem.
- Certificado de 80 horas.
Conteúdo Programático:
1- Como meu aluno aprende.
2- Porquê meu aluno não aprende.
3- O que são as dificuldades de aprendizagem.
4- O que são os transtornos de aprendizagem.
5- Como saber se meu aluno tem alguma dificuldade de aprendizagem.
6- Como a escola pode ajudar o aluno com dificuldades de aprendizagem.
Tudo isso por apenas R$ 85,00!
Para se inscrever é só entrar no site: www.includom.coursefy.me e clicar em
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Após o aluno se matricular será enviado um e-mail automático de boas-vindas com
a opção de "começar o curso agora".
Na sequência, o aluno será direcionado para a página da Escola IncluDom e é só
começar seu curso. Simples, não é mesmo?
Link de inscrição: www.includom.coursify.me
Ou escreva Eu Quero que envio maiores informações.
Meu nome é Luciane de Deus, sou Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, entre outras especialidades. Através deste blog você vai conhecer as ferramentas necessárias para favorer a aprendizagem dos seus alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem e terá acesso à incríveis recursos pedagógicos que possam te auxiliar com seus alunos ou aprendentes. Seja muito bem vindo (a)!
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
O que são comorbidades na educação?
quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
domingo, 12 de dezembro de 2021
Público Alvo da Educação Especial!
sábado, 4 de dezembro de 2021
O que é dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?
Essas dificuldades podem ser temporárias ou persistentes e variam em gravidade.
Por outro lado, o transtorno de aprendizagem é uma condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa aprender de maneira típica e acompanhar o ritmo de seus colegas.
Existem diferentes tipos de transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia, cada um com características específicas que impactam áreas diferentes de aprendizagem.
Esses transtornos geralmente persistem ao longo do tempo e podem exigir intervenções educacionais específicas para ajudar o indivíduo a superar as dificuldades associadas.
Confira no vídeo! Abraços.
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Meu Primeiro PDI - Plano de Desenvolvimento do Aluno
Fiz uma pesquisa na internet, comprei livros e isso não me ajudou muito. Continuava na dúvida.
E o pior: havia tantos modelos que acabei ficando mais perdida. Qual era o modelo certo? Qual era o modelo ideal? Não conseguia decidir por um. Queria o modelo perfeito.
Foi então, que minha mãe me aconselhou a escolher os modelos que eu mais tinha gostado e adaptar o meu próprio e conforme fosse fazendo, realizaria os ajustes que achasse necessário. E assim fiz.
Optei por alguns modelos e fiz o meu próprio PDI. Ufa! Confesso que fiquei satisfeita e ao mesmo tempo alividada.
Acabei descobrindo também, que não há um modelo ideal, mas sim, um modelo que apresente certas características que são consideradas essenciais na construção de um PDI de qualidade, características que não podem faltar de jeito nenhum.
Assim, ao definir um plano de desenvolvimento escolar para seus alunos é importante levar alguns aspectos em conta e seguir um roteiro que envolve CINCO etapas:
1- Definir quais são os alunos que necessitam de um PDI (Quem é o público alvo?).
2- Análise situacional do aluno. Quando a escola conhece a real condição de seu aluno, fica mais fácil comandar as ações em direção ao desenvolvimento almejado. Nesse sentido, o gestor ou o professor sentam-se com a família do aluno (Anminese) e investigam e observam o máximo de aspectos sobre sua vida pessoal.
Dessa forma, ele conseguirá visualizar com mais clareza o que precisa melhorar e o que já está bom, além de saber como fazer um PDI bem mais adequado.
3- Avalie os pontos fortes e pontos fracos: mapeamento das competênciais: um bom exemplo de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) se baseia no registro das habilidades de seu aluno. É o momento da reflexão e do direcionamento de ações que serão favoráveis ao alcance pleno das características do aluno.
Só ao identificar essas características, o gestor ou professor saberá como montar um plano de desenvolvimento individual com ações que poderão valorizar ou aprimorar os pontos fortes. Não há como fazer um PDI sem o mapeamento das competências.
E como fazer um mapeamento das habilidades? Através de uma avaliação realizado com o aluno.
4- A Avaliação: Há escolas que fazem as avaliações trimestralmente, outras, semestralmente. Fica à critério da escola ou do município, assim, como os modelos de PDI e avaliações que serão utilizadas.
Todas as avaliações diagnósticas realizadas com o aluno devem ficar no seu prontuário (PDI).
As avaliações realizadas por outros profissionais competentes fora do contexto escolar são aceitas e anexadas ao PDI do aluno. Essas avaliações não se sobrepõe à avaliação pedagógica realizada pelos profissionais da escola.
5- A Ação: o último passo de como construir um PDI consiste em arregaçar as mangas e começar a trabalhar para se alcançar os objetivos e as metas idealizadas da etapa anterior.
Em fim, é o momento de desenhar estratégias que contribuirão para a realização da jornada escolar até onde se quer chegar. As habilidades de cada aluno serão evidenciadas e todos terão a oportunidade de crescer em sua vida acadêmica.
Lembre-se: deve-se monitorar e revisar o PDI sempre que necessário, para que os propósitos sejam mantidos e rejustados caso precisar. O PDI não é um documento estático, mas sim, flexível, sujeito à alterações e possíveis mudanças.
É bom saber que não estamos sozinhos não é mesmo? Até a próxima. Abraços!
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
De quem é a responsabilidade da construção do PDI na escola?
Já sabemos o que é o PDI ou o Plano de Desenvolvimento do aluno. Mas sabemos quem é o profissional responsável por sua construção?
O PDI é um instrumento pedagógico coletivo, tanto em sua construção quanto na sua execução.
Para sua construção é necessário que haja uma diversidade de olhares sobre o estudo de caso do aluno com deficiência: olhares clínicos, pedagógicos, terapêuticos, sociais, familiares...
É um documento que utiliza várias "vozes" que tentam responder a questões como: Quem é esse aluno? Como ele se comporta? O que ele mais gosta? Quais necessidades educacionais ele apresenta? Entre outras.
Somente depois que fazemos o estudo de caso desse aluno, contando com a ajuda de vários profissionais envolvidos na vida escolar do aluno, é que podemos definir nossos objetivos pedagógicos, traçar nossas estratégias, definir quais técnicas iremos utilizar e escolher a melhor didática e metodologia de ensino-aprendizagem, ou seja, planejar meios e ações para que nosso estudante com deficiência possa acessar o currículo pedagógico de forma realmente eficaz.
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