Olá! Tudo bem com você? No post de hoje falaremos um pouco sobre o sistema de comunicação utilizado para alunos com autismo. Vamos lá?
O aluno com autismo tem uma maior facilidade de comprensão visual, mas é importante fazer uma avaliação para certificar-se de que o sistema de comunicação adotado seja claro para ele. Algumas formas de comunicação para esse aluno são:
- se já sabe ler, pode adotar-se um sistema de comunicação por meio de uma agenda, utilizando-se a linguagem escrita com palavras claras e precisas, verificando sempre se esse sistema é funcional para esse aluno;
- se o aluno não lê, mas pareia, verifique se ele compreende cartões com desenhos das atividades e horários colocados em um painel que pode ser fixo na parede, ou móvel, de forma que o aluno possa carregá-lo. Avalie essa forma de comunicação, comece com uma ou duas figuras e vá introduzindo aos poucos novas figuras de comunicação à medida que elas forem sendo ensinadas na situação de aprendizagem;
- se os desenhos não funcionam, tente fotos da mesma forma que a descrita no item anterior;
- por último, se as fotos não funcionam tente objetos concretos que se relacionem ao máximo com a atividade proposta. Por exemplo: prato para pedir comida, copo para bebida.
- você pode colocar três atividades (que a criança já tenha aprendido) em três cestas sobre uma estante à esquerda da criança, ao lado da mesa dela e ensiná-la a pegar uma cesta por vez da esquerda para a direita, executar a atividade e colocá-la depois de feita em uma cesta de PRONTO;
- um recurso muito bom para a comunicação em algumas atividades é a música. A música pode servir para marcar tempo como o tempo do lanche, por exemplo, o tempo de pausa na sala, de realização de uma determinada atividade, além de poder também marcar ritmo e poder ajudar a dar ideia de sentimentos;
- lembre-se que a comunicação verbal é também parte do que você vai ensinar ao seu aluno e como você vai ensinar uma atividade por vez, não baseie nunca o ensino na explicação verbal.