terça-feira, 9 de junho de 2020

Preparando um ambiente alfabetizador

Preparando um ambiente alfabetizador


     Olá! Seja muito bem-vindo(a)! No post de hoje, veremos como deve ser um ambiente alfabetizador. Boa leitura!

     Um ambiente alfabetizador deve ser acolhedor, estimulante e propício ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Aqui estão algumas características importantes:

1- Rico em materiais de leitura: Livros de diferentes gêneros e níveis de dificuldades que devem estar disponíveis e acessíveis aos alunos.

2- Estímulo à curiosidade e investigação: O ambiente deve encorajar a exploração e o questionamento, promovendo o interesse pela leitura e escrita.

3- Diversidade de recursos: Além de livros, deve incluir materiais como revistas, jornais, jogos educativos, computadores e tablets com aplicativos educacionais.

4- Cantinhos de leitura aconchegantes: Espaços confortáveis e convidativos para a leitura individual ou em grupo, com almofadas, tapetes e cadeiras confortáveis.

5- Interatividade: Atividades práticas que envolvam os alunos e os incewntivem a partivipar ativamente do processo de aprendizagem, como dramatizações, jogos de palavras e produção de textos.

6- Estímulo à expressão criativa: Espaços dedicados à escrita criativa, desenho e outras formas de expressão artística que promovam o desenvolvimento da linguagem.

7- Inclusão de tecnologia: Integração de tecnologia educacional, como computadores, tablets e softwares educativos, para complementar as atividades de leitura e escrita.

8- Respeito à individualidade: Reconhecimento das diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando atividades adaptadas às suas necessidades específicas.

     Um ambiente alfabetizador bem planejado e acolhedor pode fazer toda a diferença no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos.

     Um grande abraço e até o próximo post!😊

terça-feira, 2 de junho de 2020

Como Lidar Com As Dificuldades De Aprendizagem Da Criança!


Como Lidar Com As Dificuldades De Aprendizagem Da Criança!

                                                                     
    


Olá! Seja bem-vindo!


 Hoje vou passar para vocês, seis dicas para lidar com as dificuldades de aprendizagem da sua criança:

  • Reconheça as dificuldades da criança:
   Qualquer criança pode apresentar uma dificuldade de aprendizagem. 

   Portanto, é importante respeitar as limitações que seu filho demonstrar e manter o olhar atento em seu desenvolvimento escolar.

  • Evite brigas:
   Brigar com seu filho por causa do problema tende a fazer com que ele se sinta inseguro, fique com baixa auto estima e tenha aversão pela escola. Com isso, seu desempenho escolar tende a piorar.

  • Converse com os professores:
   A escola deve ser aliada do aluno.

  O professor é a pessoa ideal para identificar esse tipo de problema, já que é um profissional capacitado para perceber se o aluno tem dificuldades que merecem uma atenção especial, como problemas de escrita, raciocínio lógico, concentração ou leitura. 

  A instituição pode também indicar algum reforço educativo que seja válido para o aluno. 

 Pode também fazer encaminhamentos para outros profissionais como: neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, oftalmologistas, neuropsicopedagogos, psicopedagogos e professores de reforço escolar.

  • Tenha interesse pelo que a criança estuda:
   Desperte o conhecimento da criança interessando-se pelo que ela está aprendendo e nos momentos de lazer, proporcione vivências relacionadas ao que está sendo trabalhado na escola.

   Se o assunto for a descoberta do Brasil por exemplo, mostre filmes, vídeos, livros e pinturas que retratem esse momento. 

 Além de reforçar o aprendizado, é uma forma de motivá-la a se interessar mais sobre o tema e buscar conhecimento.
   
  • Procure uma nova escola se for preciso:
   Cada instituição possui um modelo de ensino e uma determinada metodologia pedagógica.

 Talvez a metodologia utilizada na escola onde seu filho estuda possa ser um entrave em seu desenvolvimento.

 Se você já tiver conversado com os professores e perceber que seu filho não está avançando, pode ser a hora de mudá-lo de escola.

 Procure por uma escola que trabalhe com criatividade, inteligência socioemocional e diversidade, além dos conteúdos cognitivos.

 Os profissionais poderão lidar melhor com as dificuldades da criança, encorajá-la nos estudos, criar diversas atividades lúdicas para ensiná-la e integrá-la aos outros alunos, preocupando-se com a formação integral do aluno.

  • Não desista do seu filho:
   Dificuldades de aprendizagem podem ter fundo biológico ou psicológico, portanto, vão além da vontade da criança de estudar. 

    O melhor a fazer é apoiar seu filho e colocá-lo em contato com métodos que possam desenvolver seu raciocínio, buscando não rotular seu filho, mas dando a oportunidade de descobrir o seu potencial.

   Elogie sempre os esforços e o desempenho de seu filho. Estimule-o.

  Ele precisa saber que não está sozinho nesse processo e que pode contar com você!

  Diga sempre: muito bem! Você está cada dia melhor! Continue assim! Você consegue!

   


Disciplina Positiva: Amor E Alegria Em Casa E Em Sala De Aula

  Disciplina Positiva: Amor E Alegria Em Casa E Em Sala De Aula    Olá! Seja muito bem-vindo(a)!  A disciplina positiva é uma abordagem educ...