Meu nome é Luciane de Deus, sou Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, entre outras especialidades. Através deste blog você vai conhecer as ferramentas necessárias para favorer a aprendizagem dos seus alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem e terá acesso à incríveis recursos pedagógicos que possam te auxiliar com seus alunos ou aprendentes. Seja muito bem vindo (a)!
terça-feira, 9 de agosto de 2022
Características da hiperatividade e da impulsividade na criança com TDAH
quarta-feira, 3 de agosto de 2022
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - Conceito e Características da desatenção na criança
Conceito
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
Ele se caracteriza por sintomas de
desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA
(Distúrbio do Déficit de Atenção).
O
TDAH é um distúrbio de longa duração e se manifesta por três grupos de
sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
O que caracteriza uma criança com TDAH é que ela apresenta com frequência momentos de inquietação, desconcentração e dificuldades de segurar seus impulsos.
É
importante não rotular de hiperativa qualquer criança que se mostra inquieta,
sem antes realizar uma avaliação detalhada com uma equipe multidisciplinar.
Vamos observar as principais
características da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade, que formam
a tríade característica do TDAH, destacando dois pontos importantes:
A- Nem todas as pessoas com o transtorno
mostram todas as características que serão descritas.
B- A intensidade desses sintomas pode variar
bastante de uma pessoa para outra.
Deste modo, podemos ver que em algumas pessoas, o quadro é mais brando enquanto em outras os sintomas são muito acentuados.
O quadro clínico do TDAH é bastante heterogêneo.
Agora, vamos à descrição dos sintomas mais facilmente percebidos
nas pessoas com esse transtorno.
1-
Características da desatenção na criança:
A criança com TDAH tem pouca capacidade de
concentração e comete erros em trabalhos e provas escolares com frequência, não
por falta de conhecimento da matéria ou conteúdo, mas por descuido e falta de
atenção.
É comum a criança com TDAH perder a atenção na hora da explicação da professora e ficar com o pensamento “longe”, distante.
Parece que está sempre com os pensamentos “nas nuvens”.
Essa perda constante de concentração dificulta na hora de estudar, na leitura de um livro, pois a criança ao fazer a leitura, precisa voltar a ler do início da página, pois ao chegar ao final, não se lembra mais do que estava escrito no início.
Essa perda de atenção pode ser ocasionada por vários fatores, inclusive,
qualquer acontecimento é o suficiente para que se distraia, até mesmo seus
próprios pensamentos.
A criança tem grande dificuldade de fazer
os deveres de casa sozinha, porque se distrai constantemente.
Outro fator importante, a criança com TDAH
é muito desorganizada com seus pertences e no modo como realiza as coisas,
sendo taxados como bagunceiros e desorganizados.
Quando uma criança com TDAH precisa realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ou que transmita um recado, provavelmente esquecerá uma das tarefas solicitadas.
A palavra mais utilizada
por ela é “Esqueci”. Esquece de estudar para as provas, de fazer a tarefa de
casa, do recado que tinha de dizer à mãe, etc. Esses esquecimentos são
frequentes.
Algumas crianças com TDAH têm muita dificuldade para iniciarem algo, parecem sem energia. Já outras, começam as coisas rapidamente mas logo em seguida abandonam a atividade. Possuem muita iniciativa e pouca “acabativa”.
Quando crescem, tornam-se em jovens ou adultos que fazem vários cursos ou atividades ao mesmo tempo, mas nunca terminam nenhum, acabam se frustrando pois têm muita dificuldade para se encontrarem na vida.
Daí,a importância da intervenção dos pais na rotina dessas crianças, para que avancem e possam dar continuidade em seus projetos de vida, sem perder o foco e a vontade.
No próximo post veremos as Características
da hiperatividade na criança com TDAH. Abraços e até lá!
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Minicurso Meu Aluno Aprende Sim!
Escola IncluDom: Minicurso Meu Aluno
Aprende Sim!
Professora: Luciane de Deus.
Através deste Minicurso, você educador, poderá desenvolver um olhar capaz de
identificar uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, aprender o que fazer a
respeito dessas dificuldades e finalmente, poder intervir de forma assertiva no
processo de ensino aprendizagem desse aluno que mais precisa da sua ajuda na
hora de aprender. Lembre-se: Todos podem aprender! e seu aluno conta com você!
Início imediato pela plataforma Coursify.me.
- Aulas gravadas - estude quando e onde quiser.
- Material Complementar para estudos.
- E-book Completo: Guia Prático das Dificuldades de Aprendizagem.
- Certificado de 80 horas.
Conteúdo Programático:
1- Como meu aluno aprende.
2- Porquê meu aluno não aprende.
3- O que são as dificuldades de aprendizagem.
4- O que são os transtornos de aprendizagem.
5- Como saber se meu aluno tem alguma dificuldade de aprendizagem.
6- Como a escola pode ajudar o aluno com dificuldades de aprendizagem.
Tudo isso por apenas R$ 85,00!
Para se inscrever é só entrar no site: www.includom.coursefy.me e clicar em
COMPRE AGORA.
Após o aluno se matricular será enviado um e-mail automático de boas-vindas com
a opção de "começar o curso agora".
Na sequência, o aluno será direcionado para a página da Escola IncluDom e é só
começar seu curso. Simples, não é mesmo?
Link de inscrição: www.includom.coursify.me
Ou escreva Eu Quero que envio maiores informações.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
O que são comorbidades na educação?
quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
Como Escolher Uma Escola Para Meu Filho?
domingo, 12 de dezembro de 2021
Público Alvo da Educação Especial!
sábado, 4 de dezembro de 2021
O que é dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?
Essas dificuldades podem ser temporárias ou persistentes e variam em gravidade.
Por outro lado, o transtorno de aprendizagem é uma condição neurobiológica que afeta a capacidade de uma pessoa aprender de maneira típica e acompanhar o ritmo de seus colegas.
Existem diferentes tipos de transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia, cada um com características específicas que impactam áreas diferentes de aprendizagem.
Esses transtornos geralmente persistem ao longo do tempo e podem exigir intervenções educacionais específicas para ajudar o indivíduo a superar as dificuldades associadas.
Confira no vídeo! Abraços.
Direitos Da Criança
Olá! Seja muito bem vindo(a)! A proteção e promoção dos direitos da criança são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedad...
-
ATIVIDADES PARA TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA PRONTAS PARA IMPRIMIR! LINK DISPONÍVEL: https://drive.google.com/file/d/1XgsHq1sI05hiHmFeD3...
-
Olá! Seja bem-vindo(a)! Hoje iremos iniciar um estudo resumido do Livro: Deficiência intelectual, física e psicomotora, das autor...
-
Olá! Seja muito bem-vindo(a)! Hoje daremos continuidade ao estudo do Livro: Deficiência intelectual, física e psicomotora, das autoras ...