Será que meu filho tem dificuldades de aprendizagem? (Parte II)
As dificuldades de aprendizagem podem ser também, transtornos ou distúrbios, ou seja, são as dificuldades de aprendizagem relacionadas à fatores orgânicos, fatores físicos relacionados ao funcionamento e reorganização do sistema nervoso. A criança já nasce com o transtorno. Não tem cura.
Veja alguns exemplos:
- Dislexia: o problema está ligado ao processamento da informação que é registrada pelo cérebro. É uma incapacidade severa de leitura, uma dificuldade no processo da linguagem que se reflete na leitura, na escrita e na soletração;
- Discalculia: um transtorno de aprendizagem caracterizado por uma inabilidade para a realização de cálculos matemáticos;
- Disortografia: um distúrbio de aprendizagem associado à ortografia das palavras.
- TDAH: caracterizado por frequentes estados de desatenção, impulsividade e geralmente por um excesso de atividade motora (hiperatividade), podendo interferir com a capacidade do indivíduo para a aprendizagem. A criança pode também ter dificuldade para se concentrar mas não ser hiperativa.
- Disgrafia: dificuldade na escrita. Caracterizada por problemas relacionados ao componente grafomotor da escrita (dificuldade motora no traçado das letras): forma das letras, espaço entre as palavras, pressão do traço, com a produção de textos escritos e com a soletração.
- Dislalia: transtorno da articulação de um ou vários fonemas. Pode ser pela ausência ou pela alteração de alguns sons da fala ou pela substituição de uns pelos outros;
- Autismo: as pessoas com autismo costumam ter atrasos linguísticos significativos, desafios sociais e de comunicação e comportamentos e interesses incomuns. Muitas pessoas com transtorno autista também têm deficiência intelectual;
- Discriminação auditiva: dificuldade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para sequenciá-los em palavras escritas. É uma capacidade essencial no que diz respeito ao uso correto da linguagem e à descodificação da leitura.
É muito impostante avaliar se algo diferente está acontecendo na rotina da criança, pois fatos que podem passar desapercebidos podem ser a causa de problemas de aprendizagem.
Professores e pais devem ter um olhar diferenciado, capaz de identificar possíveis problemas que impedem que a criança consiga aprender.